Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.pm.go.gov.br:8080/pmgo//handle/123456789/1266
Título: A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO LOCAL DO CRIME
Autor(es): SILVA, Hugo César Ramos da
FERREIRA, Fabiano de Borba
Palavras-chave: Local de crime
Policial Militar
Perícia criminal.
Data do documento: 17-Out-2018
Resumo: A preservação do local de crime é de suma importância para a elucidação dos fatos mais próxima possível da verdade. Convém mencionar que a Perícia Criminal se atém exclusivamente ao campo fático, lançando mão de todo critério não pautado em métodos científicos de averiguação. Daí decorre a importância do presente trabalho: analisar, sem esgotar o tema, a importância do agente de segurança pública, quase sempre o primeiro a chegar num local onde possa existir conduta tipificada como criminosa. Tal análise foi feita numa primeira abordagem, avançando, no campo literário, assuntos que pudessem sedimentar o tema proposto. Após, feita uma entrevista com um técnico especializado na área da Ciência Criminal, foi confrontada suas respostas com aquilo que se trouxera à luz na revisão bibliográfica. O Perito ressaltou a prerrogativa da Polícia Militar na preservação do local de crime, pois ele é o primeiro agente a ter contato com o cenário da ilicitude. Se há risco de morte iminente para a vítima, deve-se considerar seu salvamento, mesmo que o local de crime não seja preservado. Ao final, se propõe que futuros debates nas instituições militares sejam realizados, visando a uma busca por procedimentos mais efetivos, pautados na metodologia científica na área de preservação de local de crime, para que haja a mitigação de erros por parte dos policiais militares no manejo das cenas.
URI: http://dspace.pm.go.gov.br:8080/pmgo//handle/123456789/1266
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
978948232-2549_Hugo_César_Ramos_Da_Silva_Trabalho_de_Conclusão_de_Curso_13447_963709873.pdf262,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.