Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.pm.go.gov.br:8080/pmgo//handle/123456789/36
Título: Brasão do Estado de Goías
Título(s) alternativo(s): Brasão de Goías
Autor(es): Governo do Estado de Goiás
Palavras-chave: brasão
Goías
brasão do estado
Data do documento: 19-Set-2017
Resumo: O brasão de armas de Goiás, em formato de coração, simboliza o estado que é considerado o coração do Brasil. A paisagem superior do escudo representa o território onde hoje se localiza a capital federal – Brasília. Os espécimes bovinos que se veem nessa paisagem representam a principal produção do estado. Os ramos de café e de fumo e as hastes de arroz e de cana que aparecem no escudo representam também importantes produções de Goiás. O campo amarelo, com losango vermelho, representa a riqueza mineral de Goiás. No canto azul do escudo, vê-se o cometa Biela, representando o Rio Araguaia no ponto de seu curso em que, abrindo os dois braços, forma a Ilha do Bananal. Os anéis de cor amarela que circundam o coração em sentido vertical e outros da mesma cor com um intermediário escuro no sentido horizontal representam as principais bacias do estado (Tocantins-Araguaia) e os doze principais rios do estado que correm para o sul (São Marcos, Veríssimo, Corumbá, Meia Ponte, dos Bois, Claro, Verdinho, Corrente, Aporé, Sucuri, Verde e Pardo). O prato onde partem as labaredas, na parte inferior do escudo, lembra a descoberta de Goiás, quando Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a ‘’sanha guerreira’’ do gentio Goiá.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/36
Aparece nas coleções:Imagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brasão1.jpgBrasão do estado de Goias, , lembra a descoberta de Goiás, quando Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a ‘’sanha guerreira’’ do gentio Goiá.57,45 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.